Prefeitura começa aplicação da vacina bivalente
Foram recebidas 1,4 mil doses iniciais
Foto: Rodrigo Chagas - Ascom - Para receber a dose bivalente, a pessoa deve ter concluído o esquema primário
A Prefeitura de Pelotas começou nesta quarta-feira (22) a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. As primeiras doses do imunizante, que conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron, foram aplicadas em idosos hospedados no Asilo de Mendigos. Foram vacinados 87 moradores da instituição e 22 colaboradores.
As 1,4 mil doses recebidas na semana passada pelo Município serão aplicadas, exclusivamente, em residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Quando esse público estiver imunizado, será a vez das pessoas com 70 anos ou mais, imunocomprometidas, indígenas e quilombolas receberem a vacina. O cronograma de vacinação será divulgado posteriormente.
Para receber a dose bivalente, a pessoa deve ter concluído o esquema primário (primeira e segunda doses) com a vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca). O intervalo mínimo entre a segunda dose monovalente (esquema primário ou reforços) e a bivalente deve ser de, no mínimo, quatro meses.
Cadernetas especiais para idosos
Além da aplicação da vacina, equipes da Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde, envolvidas nessas ações, estão distribuindo aos responsáveis pelas instituições a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa. O documento serve para o registro do histórico do paciente, o que auxilia profissionais de saúde na hora do atendimento.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário